O que é financiamento Coletivo?
Tradicionalmente as pequenas empresas financiam suas atividades por meio de recursos próprios ou empréstimos bancários. O financiamento coletivo, também conhecido como crowdfunding ou vaquinha on-line, surge como uma alternativa. É uma maneira de reunir um grupo de pessoas para financiar um projeto.
A lógica do financiamento coletivo é o relacionamento direto entre os indivíduos. Os demandantes por recursos cadastram seus projetos em uma plataforma digital. Nela os interessados pela iniciativa encontrarão a descrição dos objetivos do projeto, a meta financeira necessária para que ocorra a execução e as recompensas ofertadas aos apoiadores (num outro momento este mecanismo será apresentado em profundidade).
As plataformas funcionam como uma espécie de “vitrine” na qual ideias são expostas. Aqueles que possuem interesse em contribuir selecionam o projeto por considerarem a recompensa atrativa e/ou acreditarem no resultado do projeto.
O financiamento coletivo costumava ser utilizado com maior frequência por artistas (escritores, cantores, etc), jornais, revistas, projetos sociais e startups. No entanto, o contexto de pandemia mudou este cenário. Empresas recorreram a este mecanismo para disponibilizarem a pré-venda de produtos e serviços. O uso desta ferramenta no mundo empresarial é uma novidade e existe muito a ser explorado.
O crowdfunding acena como um caminho promissor para a construção de inovação entre empresa e sociedade. Esta nova relação permite que o consumidor assuma de fato o papel de financiador da empresa. A ideia de preço passa a ser substituída por valor. Pois, os financiador apoia os projetos por acreditar que eles devem continuar existindo no mundo.
Existem ainda a possibilidade de o investidor participar do processo inovação da empresa. O processo de co-criação é desenvolvido por meio da construção de um canal estreito de diálogo entre empresa e usuários de produtos e serviços. Assim, um novo nível de relação de confiança e comprometimento é estabelecido. O engajamento da empresa com as partes interessadas no seu negócio é ampliado.
Além disso, para que uma campanha de financiamento coletivo tenha sucesso é preciso uma reflexão profunda sobre a identidade da empresa, a elaboração de planejamento, divulgação nas mídias sociais e muito trabalho de fortalecimento da marca. Essa jornada favorece a oportunidade de revisão de posicionamento da empresa.
O financiamento coletivo é um caminho de captação de recursos financeiros inovador. E deve ser avaliado com cuidado e modelado de acordo com os objetivos específicos da empresa. Então, reflita: Será que o financiamento coletivo pode ser aplicado à realidade do seu negócio?
Referências:
Lipusch, N., Dellermann, D., Bretschneider, U., Ebel, P., & Leimeister, J. M. (2020). Designing for Crowdfunding Co-creation. Business & Information Systems Engineering. https://doi.org/10.1007/s12599-019-00628-w
Mollick, E. (2014). The dynamics of crowdfunding: An exploratory study. Journal of Business Venturing, 29(1), 1–16. https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2013.06.005
YouTube (2020). Financiamento Coletivo: uma saída para a crise ou um novo modelo? 07 de maio. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JJ-JxQ_DkrE